O Festival “O Chícharo da Serra” regressou em força para a sua 15ª edição de 25 a 29 de novembro de 2021. Após um ano de paragem em 2020 devido à pandemia COVID-19 e apesar da indefinição até ao tempo limite da organização, foi possível voltar àquele que é já um marco na história da freguesia.
Ao longo dos cinco dias gastronomia, animação, artesanato, entre outros, voltaram a reunir-se em Santa Catarina da Serra num ambiente de grande convívio que era há muito desejado por todos.
Uma das grandes novidades introduzida nesta edição foi a Caminhada Solidária. Tendo em conta o contexto vivido e de dificuldades para muitas famílias, na caminhada o custo da inscrição traduzido num bem alimentar permitiu angariar diversos bens para a Conferência São Vicente de Paulo que reverteram para famílias da região.
A iniciativa contou com largas dezenas de participantes que caminharam num percurso de vários trilhos rodeados de natureza, que passou por várias localidades da União de Freguesias de Santa Catarina da Serra.
Num festival onde o desporto sempre foi uma vertente presente, a caminhada foi um sucesso a repetir.
A União Desportiva da Serra, a Associação de Promoção Social da Chainça (APS Chainça), a Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira e a Associação dos Amigos Secção Bombeiros do Sul Concelho Leiria marcaram presença com os seus pratos desde o tradicional Bacalhau com Chícharos a outras novidades gastronómicas, enquanto o Rancho Folclórico S. Guilherme marcou presença com um espaço com o tradicional pão com chouriço e o Centro Cultural e Recreativo do Vale Tacão, os Teimosos e o Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra dinamizaram os espaços de bar/café.
A regressada APS Chainça sagrou-se vencedora do Concurso de Melhor Tasquinha e a União Desportiva da Serra conquistou o prémio de melhor prato, a Estrela Chícharo.
Numa edição marcada por várias condicionantes, como as obras no complexo da União Desportiva da Serra que obrigaram a trabalhos de nivelamento do solo, o cumprimento das normas de proteção à pandemia em que todos os participantes foram obrigados a apresentar o seu Certificado Digital Covid UE ou um teste negativo para entrar no festival, o regresso revelou-se um sucesso.
O Festival “O Chícharo da Serra” esteve ainda em destaque na RTP1, no programa Praça da Alegria e na SIC com o programa “Domingão”.
As “Noites do Chícharo” contaram com Julinho KSD, XTinto, The Peorth, Ziko, Dino D´Santiago, Zanova, Fonzie, Strangers, Gente Nossa, Sons do Minho, Banda Cork e Dj Fifty.