Resumo da 17ª edição do Festival

Casa cheia e sol a brilhar, assim foi a edição de 2023 do Festival “O Chícharo da Serra”.
Se o festival é conhecido pelos tradicionais dias de chuva nesta 17ª edição o Verão de São Martinho prolongou-se trazendo brilhantes dias de sol durante os cinco dias do evento.
Muitos foram os que não quiseram deixar de visitar Santa Catarina da Serra por estes dias e degustar fosse o chícharo com bacalhau, fosse outros pratos das Tasquinhas presentes.
Foram cinco dias de casa cheia, desde os mais novos aos mais velhos, aos mais desportistas, aos mais fãs das Noites e aos mais apreciadores de gastronomia tradicional.
O evento inaugurou com um teatro sobre a Lenda de Santa Catarina da Serra, encenado pelo TASE – Teatro Amador de Santa Eufémia – que deu a conhecer a história da padroeira da freguesia.


As atuações das escolas e alunos da região, a atuação de uma escola de ballet e o Chícharo Kids com teatro, música e magia fizeram as delícias dos mais pequenos mostrando que o Festival é para todas as idades.
O Chícharo Desportivo com caminhada e Cross Trail convívio, no sábado de manhã, permitiu a cerca de

450 pessoas usufruir do sol radioso e das paisagens de Santa Catarina da Serra percorrendo os trilhos da freguesia recebendo um feedback muito positivo dos participantes.
Em colaboração com os Serranos Run Team e um grupo de voluntários, esta iniciativa teve como padrinho David

Lopes e madrinha Andreia Correia. Para os apreciadores de Padel decorreu o ainda o torneio Social de Padel. Integrado no Festival decorreu ainda a concentração de automóveis clássicos antigos.
A tenda de gastronomia contou também com os shoocookings de Luzia Rodrigues, Samuel Santos e Chef Rui Lopes que mostraram diferentes possibilidades de utilização do chícharo.
A Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira (ADSL) conquistou os dois prémios do concurso de tasquinhas: Melhor tasquinha e a Estrela Chícharo.
A União Desportiva da Serra, Escuteiros, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Cardosos, Associação Promoção Social de Chainça e Associação para o Desenvolvimento da Loureira serviram nas suas tasquinhas o melhor da gastronomia local aos visitantes do festival enquanto o Clube Automóvel de Carros Antigos, Os Teimosos e a Secção de Andebol feminino da UDS dinamizaram os espaços de bar com petiscos, ginja, café, pastéis, entre outros.
A edição ficou ainda marcada pela apresentação das Bolsas de Estudo ForSerra de apoio a estudantes da freguesia bem como a sua atribuição aos bolseiros eleitos.
O “Chícharo da Serra” revelou-se por mais um ano o expoente máximo do associativismo da freguesia, com a presença das associações e de inúmeros voluntários que de várias formas contribuíram para o sucesso de mais um festival.